A bondade da cegueira intencional – Devoção Diária
A verdade de hoje
Os tolos mostram seu aborrecimento ao mesmo tempo, mas os prudentes ignoram um insulto. Provérbios 12:16
Amigo para amigo
Nós estávamos esperando por um longo e lento jantar com bons amigos. Em vez disso, o que obtivemos foi uma refeição medíocre e uma garçonete malcriada.
A partir do momento em que entramos na porta do pequeno café, sentimos o seu frio. Ela não queria que estivéssemos em pé ao lado da porta, nem gostou quando nos sentamos em um par de cadeiras vazias enquanto esperávamos por uma mesa. Quando a nossa mesa finalmente estava pronta, ela parecia incomodada com o número de nossos filhos.
Então, quando pedimos um copo adicional de água, ela nos avisou que já havia trazido o suficiente para todos. Nós devemos ter perdido isso. Finalmente, quando descobrimos que tinha sido dada uma pizza regular quando pedimos para sem glúten, ela fez questão de saber que devemos ter encomendado errado e foi definitivamente não culpa dela.
Agora, eu adoraria dizer que meu primeiro instinto foi de compaixão e graça. Em vez disso, eu olhei para essa jovem sarcástica o suficiente para ser uma das minhas próprias crianças – e considerei como uma boa e sólida batida poderia fazer com que ela ficasse bem.
Ela foi rude, desrespeitosa, indelicada, e de modo algum o exemplo que eu quero que os meus três filhos mais jovens vejam. Atendimento ao cliente estava ausente, para não mencionar os modos básicos e bondade humana. Seu comportamento era inaceitável, e cada parte de mim queria dizer isso a ela. (CONTINUA…)
Até mais tarde naquela noite, quando processamos o que havia acontecido e uma percepção do meu amigo apagou meu fogo:
“Você ouviu o que ela disse quando foi embora? “Eu não posso fazer nada certo.” Ela deve ter tido um dia difícil.
Apenas tão rápido, meu aborrecimento virou empatia. Eu sabia como era ter um daqueles dias, quando tudo dava errado e eu me sentia nada além de um fracasso. Às vezes é mais fácil erguer uma casca dura do que desmoronar em um milhão de pedaços. A indiferença fria parece mais segura do que a tristeza.
Não posso deixar de me perguntar: o que teria acontecido se eu tivesse escolhido inclinar-me e estender a gentileza? O que teria acontecido se eu tivesse temperado o meu aborrecimento com curiosidade e graça? Embora seu comportamento fosse inaceitável, há uma chance de que isso também seja compreensível. Talvez ela tivesse experimentado uma dificuldade naquele dia em que eu não sabia nada, ou mesmo uma perda que meu próprio coração não pudesse imaginar.
Aborrecimento não faz nada para emprestar conforto.
Mas a bondade fala: CALMA a uma tempestade.
“Os tolos mostram seu aborrecimento imediatamente”, disse Solomon. Por todas as contas, eu ajo como um tolo mais do que não. Estou facilmente irritada, especialmente com as pessoas mais próximas a mim, as que vivem dentro das paredes da minha casa. Alguns dias não é preciso muito para meus filhos adolescentes desencadearem uma reação. E, em muitos casos, seu comportamento merece correção dos pais. Mas e se eu respondesse a insultos com gentileza? E se a minha correção deles também incluísse conexão autêntica? Como meu comportamento calmo poderia derreter a frieza das pessoas ao meu redor?
Afinal, é precisamente isso que Deus faz por nós. Ao ter um dia difícil, ele não corresponde a minha grosseria e obstinação com a sua. Em vez disso, Ele oferece relacionamento, permitindo que Sua bondade traga a correção que eu tanto necessito.
Ore Conosco
Querido Senhor, Você me ofereceu gentileza e gentileza, mesmo quando meu comportamento não merecesse nada além de repreender. Você prolongou a paciência, a graça e a compaixão de novo e de novo. Ensina-me a ser lento com aborrecimento e rápido com amor, espelhando Sua compaixão com uma medida minha. Em nome de JESUS. ?