Oração do Casal Orações Diárias

Salmos 119:29 – Os caminhos enganosos

Podemos clamar ao Senhor pedindo a Ele que nos impeça de mentir para nós mesmos.

As mentiras que contamos a nós mesmos – Namorados em Deus

A verdade de hoje 

Desvia-me dos caminhos enganosos; por tua graça, ensina-me a tua lei. Salmos 119:29

PUBLICIDADE

Amigo para amigo

Enquanto estou processando um conflito recente com um membro da família, estou tentando resolver o fato e a ficção em minha própria cabeça. Eu geralmente sinto que a minha verdade é a verdade, mas eu sei que a minha tendência a equacionar a minha perspectiva com a verdade é míope. Na minha leitura diária da Bíblia , eu acabei encontrando o versículo na Verdade de hoje, ou mais provavelmente, Deus soberanamente tinha diante dos meus olhos quando eu precisava!

PUBLICIDADE

Nesse verso, o salmista orou para que Deus o ajudasse a não mentir para si mesmo. Eu sei que preciso orar esse tipo de oração regularmente. Quer eu esteja me justificando em uma decisão parental, fazendo julgamentos sobre as escolhas dos outros, ou trabalhando através de um conflito relacional, sei que sou parcial. Eu costumo pensar em cada situação com base em minhas percepções das ações, palavras e atitudes dos outros. Eu tenho um lado da história e é meu. E quanto a você? Você já reparou que todos nós podemos nos dizer mentiras às vezes e nem mesmo perceber isso? 🙏

PUBLICIDADE

A cultura está nos enviando mensagens que contrastam com os ensinamentos de Jesus. Ele disse para buscar pureza, perdoar e servir. O mundo celebra escândalo, vingança e ser servido. Se eu não pedir a Deus que me ajude a viver na verdade, posso facilmente encontrar pensamentos errados rastejando na minha cabeça. O perigo vem quando dizemos mentiras sobre nós mesmos, isso pode nos levar a mentir sobre Deus. Eu também posso perder a capacidade de ver as coisas da perspectiva de outra pessoa. Estas são algumas conseqüências bastante pesadas. Então o que nós podemos fazer?

Este verso nos dá duas ajudas práticas quando se trata de mentir para nós mesmos:

Admite. O salmista sabia que era uma tendência, então ele implorou a Deus para ajudá-lo. Da mesma forma, podemos confessar que não temos o canto da verdade. Em sua carta à igreja em Corinto, o apóstolo Paulo falou sobre o orgulho espiritual e depois observou: “Minha consciência está clara, mas isso não prova que estou certo. É o próprio Senhor quem me examinará e decidirá. ”( 1 Coríntios 4: 4 ) Da mesma forma, Jesus ensinou que devemos ter o cuidado de tirar conclusões superficiais. Ele disse: “Olhe abaixo da superfície para que você possa julgar corretamente”. ( João 7:24 ) Então começamos admitindo que podemos estar mentindo para nós mesmos. Precisamos da ajuda de Deus para ver as situações com clareza.

Ore especificamente sobre mentir para nós mesmos. O livro dos Salmos é um livro de orações. Nela, lemos pedidos pessoais de ajuda. Da mesma forma, podemos clamar ao Senhor pedindo a Ele que nos impeça de mentir para nós mesmos.

PUBLICIDADE

Estude as instruções de Deus. Depois que o salmista pede a Deus para impedi-lo de mentir para si mesmo, ele diz: “ Dê-me o privilégio de conhecer suas instruções”. Conhecer a Palavra de Deus pode nos ajudar a falar a verdade a nós mesmos. Quanto mais pressionamos a Bíblia lendo, estudando e memorizando, mais nos alinhamos com a verdade. Isso pode expor qualquer mentira que tenhamos dito sobre o que merecemos ou como nossas pobres reações foram justificadas. A Palavra de Deus nos expõe. 2 Timóteo 3:16 assim descreve: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que está errado em nossas vidas. Ela nos corrige quando estamos errados e nos ensina a fazer o que é certo ”. O privilégio de conhecer as instruções de Deus nos ajuda a perceber o que está errado, incluindo as mentiras que dizemos a nós mesmos.

Não tenho certeza de quais conversas você teve consigo ultimamente, mas me pergunto se, como eu, às vezes você confunde sua verdade com a verdade enquanto processa a vida. Nossas perspectivas são importantes, mas precisamos da ajuda de Deus para ter certeza de que não estamos mentindo para nós mesmos.

Vamos orar

Querido Senhor, ajuda-me a ver com os teus olhos. Eu quero olhar abaixo da superfície para que eu possa julgar corretamente. Sei que não tenho o canto da verdade e preciso da sua ajuda para não mentir para mim mesmo. Dê-me o privilégio de conhecer suas instruções e mostre-me como aplicá-las em minhas situações da vida real. Obrigado pelo escritor do Salmo 119 que me lembra que eu não sou o único que luta com o meu eu interior. Em nome de Jesus. 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO