Oração do Casal Orações Diárias

Provérbios 25:28 – Controle das emoções

Não é suficiente reconhecer a presença de emoções negativas, ou mesmo entender por que elas existem. Nós devemos agir.

Integridade Emocional – Namorados em Deus

A verdade de hoje 

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. Provérbios 25:28

PUBLICIDADE

Amigo para amigo

Não é suficiente reconhecer a presença de emoções negativas, ou mesmo entender por que elas existem. Nós devemos agir. Se não o fizermos, as emoções negativas assumirão o controle.

PUBLICIDADE

Muitos de nós são aprisionados por sentimentos de inferioridade e os resultados são sempre desastrosos. A crítica construtiva é percebida como um ataque emocional. O ciúme aumenta à medida que outros recebem os elogios que ansiamos desesperadamente. Decisões são tomadas, e um curso de vida é determinado para que os egos frágeis sejam alimentados, excluindo o plano e propósito de Deus. A comparação reina como um falso ídolo, tentando validar o valor e o sucesso. Inferioridade atravessa o orgulho e o pecado reina.

Emoções podem ser como cavalos fugitivos. Você é pisoteado por um amigo com uma agenda oculta, chutado no intestino por um membro da família, jogado pelas mentiras de um colega de trabalho confiável, ou esmagado pela falta de integridade daqueles que têm autoridade sobre você. Emoções podem facilmente sair do controle e entrar em pecado.

PUBLICIDADE

O sucesso da integridade emocional está em quem segura as rédeas. Precisamos constantemente escolher entregar todas as emoções ao controle sobrenatural de Deus. O Espírito Santo permite essa escolha, produz controle e transforma a escravidão emocional em liberdade emocional. Aprender a controlar emoções negativas é uma lição de vida crucial e que precisamos dominar.

As pessoas ao nosso redor querem ver o que acontece quando a vida aperta nossos botões. Enquanto Deus nos criou com a capacidade de emoções, é nossa responsabilidade controlá-las em vez de permitir que elas nos controlem.

Quando Jesus viu os cambistas profanarem o templo de Deus, Ele ficou furioso! No entanto, Ele modelou o caminho certo para aproveitar as emoções e usá-las para o bem. Eu ouvi muitos professores e pregadores da Bíblia tentar amenizar a resposta de Jesus, mas a verdade é que Ele estava irado! Quase posso ver o rosto dele envolto em pura fúria quando contemplou Suas opções. Se eu estivesse em seu lugar, posso dizer-lhe que aqueles homens maus teriam sido brinde! Mas antes que Jesus enfrentasse os intrusos, Ele se afastou para trançar um chicote não porque Ele havia completado, mas porque Ele estava tomando o tempo para aproveitar Suas emoções. Jesus então usou essa raiva para expulsar os cambistas do templo, corrigindo um erro.

PUBLICIDADE

Nós escolhemos onde investir cada grama de energia emocional que possuímos. Como Jesus, devemos aprender a investir com sabedoria, a fim de colher os benefícios das emoções saudáveis, aproveitadas e treinadas pela disciplina divina.

A falência emocional é muitas vezes responsável pela destruição de uma vida. Devemos monitorar intencionalmente as retiradas emocionais e o impacto que elas terão em nossas vidas. Certamente existem retiradas emocionais que são boas, corretas e ordenadas por Deus. Eu nunca vou esquecer a noite em que encontramos um jovem pastor quebrado e derrotado em pé na nossa porta da frente. Com lágrimas escorrendo pelo rosto, John nos disse que sua esposa estava tendo um caso e queria o divórcio. Certo de que seu ministério estava condenado, esse servo precioso e talentoso derramou sua dor e derrota. Por meses, Dan e eu ministramos a este jovem estelar, amando-o, encorajando-o, fazendo-o parte de nossa família enquanto ele tentava desesperadamente salvar seu casamento.

Quando ficou claro que sua esposa estava determinada a deixá-lo, nós repetidamente asseguramos a João que Deus mais uma vez o usaria para o trabalho do Reino. Hoje, aquele jovem que já foi desqualificado é casado com uma mulher linda e piedosa que o adora. Eles têm três filhos incríveis e a igreja que ele agora pastores está explodindo em crescimento e mudando vidas. O tempo e a energia que despejamos em João foram um investimento emocional digno e uma das nossas maiores bênçãos no ministério.

No entanto, alguns depósitos emocionais não são bons, corretos, saudáveis ​​ou ordenados por Deus. A vida é cheia de lugares sem vida nos quais investir energia emocional.

Precisamos constantemente checar nosso equilíbrio emocional, guardando as retiradas emocionais que permitimos e diligentemente fazendo depósitos emocionais consistentes. Oração, solidão, estudo da Bíblia, amizades, serviço, responsabilização e uma vida de pensamento vigiada são apenas alguns dos depósitos que podem fazer a diferença entre a saúde emocional e a falência emocional. O desequilíbrio emocional ocorre quando operamos com a nossa própria força, fazendo o nosso “próprio”, em vez de depender totalmente de Deus e viver nos parâmetros da Sua vontade. Quando dependemos de Sua força, propósito e poder, o Pai deposita tudo o que precisamos para realizar todo bom trabalho que Ele nos criou para fazer.

Vamos orar

Pai, eu te louvo por me dar o presente das emoções. Ajude-me a aprender como gerenciar e controlar essas emoções, de modo que elas sejam ativos, em vez de passivos. Eu quero me tornar uma mulher piedosa de disciplina, mas não posso nem iniciar essa jornada sem o Seu poder. Eu escolho passar tempo em Sua Palavra e em oração. Eu submeto minhas emoções a você e peço que você as use em minha vida para sua glória. Em Nome de Jesus! 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️

Enviar para Alguém Enviar para Grupo