Devocional da Tarde Orações Diárias

1 Samuel 18:5-16 – A luta com inveja

O ciúme é uma emoção traiçoeira. É veneno para o crente porque abre o coração para uma série de outras emoções e atitudes pecaminosas.

Tempo para nós – Primeiro Devocional da Tarde

ORE CONOSCO NESTA TARDE ABENÇOADA

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; Tito 2:13

PUBLICIDADE

EXPLICAÇÃO DA TARDE – DEVOCIONAL 1

Uma das melhores maneiras de se livrar do desânimo é lembrar que Cristo está vindo de novo. A verdade mais emocionante e gloriosa em todo o mundo é a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Quando olhamos em volta e vemos pessimismo de todos os lados, devemos nos lembrar de que a Bíblia é o único livro no mundo que prevê o futuro.

PUBLICIDADE

A Bíblia é mais moderna do que o jornal de amanhã de manhã. A Bíblia prediz com precisão o futuro e diz que a consumação de todas as coisas será a vinda de Jesus Cristo a esta terra. Se sua vida é sombria, deprimida e sombria hoje, Cristo pode transformar essas nuvens escuras de dentro para fora. A luz do sol do seu amor ainda pode brilhar na parte mais escura da sua vida.

ORAÇÃO PELA NOITE

PUBLICIDADE

Desejando ver o seu rosto, Jesus Cristo, eu me alegro com a antecipação da Sua vinda novamente! (Continua Devocional 2…)

DEVOCIONAL 2 – ESTUDO SECUNDÁRIO

1 Samuel 18:5-16 – E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

PUBLICIDADE

Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.

E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul. Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo. E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele. Vendo então Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele. Porém todo o Israel e Judá amava a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.  🙏

EXPLICAÇÃO DA NOITE – A luta com inveja

O ciúme é uma emoção traiçoeira. É veneno para o crente porque abre o coração para uma série de outras emoções e atitudes pecaminosas. Consequentemente, a inveja deve ser tratada rapidamente – antes que tenha a oportunidade de criar raízes.

O ciúme do rei Saul distorceu tanto seu pensamento que ele acabou se tornando um tolo amargurado e destruiu seu relacionamento com Davi. O problema começou quando o povo elogiou Davi mais do que o rei, dizendo: “Saul matou seus milhares e Davi, seus dez mil” ( 1 Samuel 18: 7 ). O rei ficou desconfiado e começou a procurar sinais de que David estivesse tentando minar sua posição real. Embora Saul nunca tenha encontrado nenhuma evidência real, seu pensamento nebuloso confundiu qualquer sucesso na vida do jovem soldado como motivo de ressentimento.

A amargura e o medo inflamaram-se até que ele estivesse disposto a tirar a vida de David apenas para tranqüilizar sua mente. Nós nunca poderíamos ir tão longe quanto Saul, certo? Não tenha tanta certeza. O ciúme é uma emoção poderosa e não se pode dizer o que ele ou ela poderia fazer se recebesse rédea solta. É por isso que é importante lidar com o ciúme assim que percebemos isso. Primeiro, cada um de nós precisa examinar nosso coração e determinar se há alguém que provoque sentimentos de suspeita, amargura, hostilidade ou ressentimento. Então, devemos, em espírito de oração, submeter esses sentimentos ao Pai celestial.

O ciúme e o ressentimento são emoções venenosas que simplesmente não se encaixam em quem somos como filhos de Deus. Até mesmo um pequeno veneno pode ser perigoso e abrigar tais atitudes por qualquer período de tempo é muito longo.

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO