Oração da Manhã Orações Diárias

Mateus 25: 1-13 – A parábola das dez damas de honra

Eram damas de honra, podemos assim dizer, que participavam do cortejo do casamento na época de Jesus.

Oração da Manhã

Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos! Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada! Eu te louvarei, ó Senhor, entre as nações; cantarei teus louvores entre os povos. Pois o teu amor é tão grande que alcança os céus; a tua fidelidade vai até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória! Salmos 57:7-11

Oração pela fé durante este dia

PUBLICIDADE

Santo Deus, sou fraco e às vezes o caminho se torna temível; pois este mundo está cheio de mal, escondido em cada esquina, pronto para roubar minha preciosa alegria em Ti, desejando destruir minha alma. Ajude-me a manter minha fé hoje, através de todas as provações e dúvidas que enfrento. Fica perto de mim; Espírito Santo, habite em mim e faça a sua presença conhecida em tudo que eu vejo e faço. Dá-me força o dia todo, poderoso Deus, em nome de Cristo eu rezo. 🙏

PUBLICIDADE

ESTUDO BÍBLICO DA MANHÃ
Mateus 25: 1-13 – A parábola das dez damas de honra

SINAL DE VIGILÂNCIA

Amados irmãos e amigos da palavra de Deus, está parábola é sem dúvida uma das mais importantes lições de Jesus Cristo não somente para os seus discípulos, e sim para todos nós que fazemos parte diretamente da sua igreja. É uma parábola que transmite alerta, chamando a nossa atenção para a volta de Jesus, evento que se dará a qualquer momento, no mesmo instante e hora em todo o globo terrestre. Dizemos ainda, que a parábola das DEZ VIRGENS, significa mais que uma parábola, pois na verdade, é através dela que se cumprirá as benditas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, no sentido de tirar um povo santo desta terra, um povo por ele escolhido com seu sangue remidor, finalmente, um povo santo e zeloso de boas obras. Portanto, vejamos o que nos diz a parábola, que está escrita no livro de Mateus Capítulo 25. Versículos de 1 a 13.

PUBLICIDADE

QUEM SÃO AS DEZ VIRGENS

Eram damas de honra, podemos assim dizer, que participavam do cortejo do casamento na época de Jesus. Essas moças, naturalmente virgens, tinham em suas mãos as lamparinas sempre acesas, as quais não podiam se apagar de forma alguma alias, diga-se de passagem, que por questão cultural da época, o noivo não aceitava a dama que chegasse até ele com suas lamparinas apagadas. Mas a parábola continua nos dando uma excelente lição, como por exemplo, o nosso comportamento espiritual diante do nosso Deus, que nos vê todos os dias. De acordo com a parábola, as DEZ VIRGENS se pareciam em tudo, e aparentemente não havia diferença, eram todas iguais.

SINAL DE NEGLIGÊNCIA

Como dissemos anteriormente, as Virgens se pareciam uma com as outras, assim como nós na igreja do Senhor, os crentes se parecem um com o outro, não é verdade? Mas algo diferente existe dentro de cada um, pois nem todos agradam a Deus com seu comportamento, nem todos preservam a imagem de Cristo em suas vidas, nem todos os crentes são cuidadosos espiritualmente. Assim eram as CINCO VIRGENS IMPRUDENTES. Tenhamos cuidado com as nossas lamparinas, conservemos-nas bem acesas com azeite de sobra! Lembremo-nos que cinco eram prudentes e vigilantes, e cinco infelizmente, eram consideradas loucas, por falta de responsabilidade para com o noivo. Você que talvez não conheça a parábola, pode indagar, – quais são essas diferenças, uma vez que se parecia uma com as outras? Ora meus queridos, a diferença estava nas lamparinas e no azeite. Vamos à parábola.

PUBLICIDADE

A festa de casamento estava para começar, enquanto isso, as damas estavam esperando aquele precioso momento. O tempo foi passando e elas tiveram sono e adormeceram todas. Até aí tudo bem, as lamparinas estavam acesas enquanto elas dormiam. Mas à meia noite ouve-se a voz de aviso do mensageiro do noivo que dizia bem alto: “Aí vem o noivo! Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!” As DEZ VIRGENS acordaram todas e cada qual se preparava para se encontrar com o noivo, a final, elas faziam parte da festa. Mas aconteceu um grande imprevisto: O grupo de cinco virgens não tinha azeite para alimentar suas lamparinas que estavam se apagando.

ELAS PEDIRAM SOCORRO TARDE DEMAIS

Diante dessa situação, as virgens loucas disseram as prudentes: “Por favor, dá-nos um pouco do vosso azeite, as nossas lamparinas estão se apagando e não temos azeite”. Mas as virgens prudentes lhes responderam: Infelizmente, não podemos lhes dar do nosso azeite para que não falte para nós nem para vós, vão até aos que vendem e comprai azeite para vós “. E apressadas ela saíram para comprar o azeite. Nesse ínterim, as prudentes se dirigem à casa do noivo para participar do cortejo, e entram com suas lamparinas acesas e também com azeite de reserva. Quando as virgens prudentes entram na casa do noivo a porta é fechada e não podia entrar mais ninguém.

ABRE-NOS SENHOR A PORTA

E nesse instante, alguém bate a porta da casa do noivo, eram as cinco virgens negligentes, gritando: “Senhor, Senhor, abre-nos a porta, já chegamos! E o noivo lhes reponde: “Na verdade não vos conheço”. Meus queridos irmão e amigos da palavra de Deus, esse é um momento muito triste para aqueles que conhecem a Jesus como salvador e o rejeita se afastando da igreja para voltar a viver no mundo de pecados. É triste momento também para os que estão brincando de ser crentes, aqueles que não tem compromisso com a igreja nem com Deus, aqueles que vão à igreja aos domingos, como se os cultos fossem apenas uma reunião domingueira, assim com um passa – tempo, uma diversão. Todo cuidado é pouco!

JESUS ESTÁ VOLTANDO

Ora meus amados, da mesma forma que o noivo rejeitou as cinco virgens imprudentes, assim fará no dia de sua vinda para buscar a sua amada igreja, considerada sua noiva. Se você estiver com pecados guardado, se estiver praticando pecados as escondida, se estiver desviado dos caminhos do Senhor por qualquer motivo sem pedir perdão, se não pratica o verdadeiro amor com seu irmão, fique certo, você não subirá para encontrar com o Senhor nos ares, e se morrer em pecados e também desviado fora da igreja, se morrer sob qualquer situação, e de repente, você não subirá para o encontro com o Senhor Jesus. Por favor, não faça como as cinco virgens loucas, observe o comportamento das cinco virgens vigilantes, o tempo está passando, não é hora de brincadeiras, não entre o ano de 2015 fora da proteção do Senhor Jesus Cristo, hoje mesmo procure a igreja que você, acredito pertencer, e faça a sua confissão, peça perdão ao Senhor Jesus e viva em paz esperando por sua vinda que poderá ocorrer a qualquer momento, assim espero. 🙏

ORAÇÃO FINAL E BENÇÃO DA MANHÃ

Agora que o Deus da paz, que através do sangue da eterna aliança trazida dos mortos, nosso Senhor Jesus, me ajude com tudo de bom para fazer a vontade dele, e possa ele trabalhar em mim o que é agradável a ele, por meio de Jesus Cristo, a quem seja glória para todo o sempre. Em nome de Jesus. 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO