Oração da Tarde Orações Diárias

JUÍZES 1: 1-36 – Deus está sempre pronto para salvar as pessoas

Essas histórias são sobre as façanhas de heróis nacionais chamados “juízes”, a maioria dos quais eram líderes militares.

Oração da Tarde – Minuto de Estudo da Bíblia

Sustentado pela Palavra de Fé de Deus

O povo de Judá disse ao povo de Simeão: “Ide conosco para o território designado a nós e combateremos os cananeus juntos” – JUÍZES 1: 1-36

Hoje começamos a ler trechos do livro de Juízes, um livro que contém histórias do período sem lei na história de Israel entre a invasão de Canaã e o estabelecimento da monarquia. Essas histórias são sobre as façanhas de heróis nacionais chamados “juízes”, a maioria dos quais eram líderes militares.

PUBLICIDADE

A sobrevivência de Israel dependia da lealdade a Deus; mas mesmo quando a nação era desleal a Deus e o desastre veio, Deus estava sempre pronto para salvar as pessoas quando elas se arrependessem e se voltassem para ele novamente. A leitura de hoje relata as tentativas de Israel de expulsar os cananeus com sucesso misto.

PUBLICIDADE

A LEITURA DE HOJE – AS TRIBOS DE JUDÁ E SIMEÃO CAPTURAM ADONIBEZEQUE

1 Depois da morte de Josué, o povo de Israel perguntou ao Senhor : “Qual das nossas tribos seria a primeira a atacar os cananeus?”

2 O Senhor respondeu: “A tribo de Judá irá primeiro. Eu estou dando a eles o controle da terra.

PUBLICIDADE

3 O povo de Judá disse ao povo de Simeão: “Ide conosco para o território designado a nós e combateremos os cananeus juntos. Então nós iremos com você para o território designado para você. ”Então as tribos de Simeão

4 e Judá foram juntas para a batalha. O Senhor lhes deu a vitória sobre os cananeus e os perizeus e eles derrotaram dez mil homens em Bezeque.

5 Eles encontraram Adonibezek lá e lutaram contra ele.

6 Ele fugiu, mas eles o perseguiram, prenderam-no e cortaram-lhe os polegares e os dedões dos pés.

PUBLICIDADE

7 Adonibezek disse: “Setenta reis com os polegares e os dedões dos pés cortados recolheram pedaços debaixo da minha mesa. Deus fez agora para mim o que eu fiz para eles ”. Ele foi levado para Jerusalém, onde morreu.

A TRIBO DE JUDÁ CONQUISTA JERUSALÉM E HEBRON

8 O povo de Judá atacou Jerusalém e capturou-a. Eles mataram seu povo e incendiaram a cidade.

9 Depois disso, foram combater os cananeus que viviam nas colinas, no sopé das montanhas e no campo seco ao sul.

10 Eles marcharam contra os cananeus que viviam na cidade de Hebron, a qual costumava ser chamada Quiriate-Arba. Lá eles derrotaram os clãs de Sheshai, Ahiman e Talmai.

OTHNIEL CONQUISTA A CIDADE DE DEBIR (Josué 15.13-19)

11 De lá, os homens de Judá marcharam contra a cidade de Debir, na época chamada Quiriate-Sepher.

12 Um deles, chamado Calebe, disse: “Entregarei a minha filha Acsa ao homem que conseguir capturar a Quiriate-Sepher.”

13 Otniel, filho do irmão mais novo de Calebe, Quenaz, capturou a cidade, por isso Calebe deu-lhe a sua Filha Achsah em casamento.

14 No dia do casamento, Otniel pediu-lhe que pedisse a seu pai um campo. Ela desceu do jumento e Caleb perguntou o que ela queria.

15 Ela respondeu: “Eu quero alguns furos de água. A terra que me deste está no campo seco. ”Então Caleb deu-lhe as primaveras superiores e inferiores.

AS VITÓRIAS DAS TRIBOS DE JUDÁ E BENJAMIN

16 Os descendentes do sogro de Moisés, o queneu, continuaram com o povo de Judá, de Jericó, a cidade das palmeiras, até a terra estéril ao sul de Arade, em Judá. Lá eles se estabeleceram entre os amalequitas.

17 O povo de Judá foi com o povo de Simeão e juntos derrotaram os cananeus que habitavam na cidade de Zefate. Eles puseram uma maldição na cidade, a destruíram e a chamaram de Hormah.

18-19 O Senhor ajudou o povo de Judá e eles tomaram posse da região montanhosa. Mas eles não capturaram Gaza, Ashkelon ou Ekron, com seus territórios circunvizinhos. Essas pessoas que moravam ao longo da costa tinham carruagens de ferro, e assim o povo de Judá não conseguiu expulsá-los.

20 Como Moisés havia ordenado, Hebrom foi entregue a Calebe, que expulsou da cidade os três clãs descendentes de Anaque.

21 Mas o povo da tribo de Benjamim não expulsou os jebuseus que moravam em Jerusalém; e os jebuseus continuaram a morar ali com o povo de Benjamim desde então.

AS TRIBOS DE EFRAIM E MANASSÉS CONQUISTAM O BETHEL

22-23 As tribos de Efraim e Manassés foram atacar a cidade de Betel, na época chamada Luz. O Senhor os ajudou. Eles enviaram espias para a cidade, 24 que viram um homem saindo e disseram-lhe: “Mostra-nos como entrar na cidade, e não te ferimos.”

25 Mostrou-lhes, assim, o povo de Efraim e Manassés. matou todos na cidade, exceto este homem e sua família. 26 Mais tarde, ele foi para a terra dos hititas, construiu uma cidade lá, e nomeou Luz, que ainda é o seu nome.

PESSOAS QUE NÃO FORAM EXPULSAS PELOS ISRAELITAS

27 A tribo de Manassés não expulsou o povo que vivia nas cidades de Bethan, Taanach, Dor, Ibleam, Megido e as cidades vizinhas; os cananeus continuaram a viver lá. 28 Quando os israelitas ficaram mais fortes, forçaram os cananeus a trabalhar para eles, mas ainda assim não expulsaram todos.

29 A tribo de Efraim não expulsou os cananeus que viviam na cidade de Gezer, e assim os cananeus continuaram a viver com eles.

30 A tribo de Zebulom não expulsou as pessoas que viviam nas cidades de Kitron e Nahalal, e assim os cananeus continuaram a viver lá com eles e foram forçados a trabalhar para eles.

31 A tribo de Aser não expulsou o povo que vivia nas cidades de Acco, Sidom, Ahlab, Achzib, Helba, Afeca e Reobe. 32 O povo de Aser viveu com os cananeus locais, já que eles não foram expulsos.

33 A tribo de Naftali não expulsou as pessoas que moravam nas cidades de Bete-Semes e Betanate. O povo de Naftali viveu com os cananeus locais, mas obrigou-os a trabalhar para eles.

34 Os amorreus forçaram o povo da tribo de Dan a entrar na região montanhosa e não permitiram que descessem à planície.

35 Os amorreus continuaram a viver em Aijalom, Saalabim e Monte Heres, mas as tribos de Efraim e Manassés os mantiveram sob seu domínio e os obrigaram a trabalhar para eles.

36 Ao norte de Sela, a fronteira edomita passava pela passagem de Akrabim.

REFLETIR

Qual tribo foi escolhida primeiro para atacar os cananeus? Com que tribo eles formaram uma aliança? Eles foram bem sucedidos? Que tribos não tiveram sucesso em expulsar os cananeus?

O que os cananeus foram obrigados a fazer? Quais foram seus pensamentos ao ler este capítulo de abertura do livro de Juízes?

VAMOS ORAR?

Senhor Deus, conduza-nos no caminho da reconciliação e ajude-me a ser um instrumento de paz e cura. Um homem.

PREOCUPAÇÃO DE ORAÇÃO

Nações envolvidas no caos e agitação.

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO