O Eu Quero Ser – Devoção Diária
A verdade de hoje
Então eu digo, ande pelo Espírito, e você não satisfará os desejos da carne. ( Gálatas 5:16 )
Amigo para amigo
O apóstolo Paulo escreveu uma carta para a igreja na Galácia durante sua segunda viagem missionária. Ele estava frustrado porque muitos crentes estavam vacilando em sua fé. Não é bom.
Em Gálatas 5 , ele lembrou aos crentes que Cristo morreu para que eles pudessem ser livres. E ele teve o cuidado de distinguir que sua liberdade não era para o pecado, mas a partir de pecado.
Ele continuou contando sobre a batalha espiritual que estava ocorrendo entre seus desejos carnais e seus desejos sagrados. Entre andar pelo Espírito e andar pela carne. ?
Então eu digo, ande pelo Espírito, e você não satisfará os desejos da carne. Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito é contrário à carne. Eles estão em conflito uns com os outros, de modo que você não deve fazer o que quiser. ( Gálatas 5:16 – 18 )
Como podemos ser guiados pelo Espírito e não pela carne? Paulo soletrou nos próximos versículos, identificando como é a vida conduzida pela carne. Aqui está a lista dele:
- Imoralidade sexual
- Impureza
- Devassidão
- Idolatria e feitiçaria
- Ódio
- Discórdia
- Ciúmes
- Ajustes de ira
- Ambição egoísta
- Dissensões
- Facções e inveja
- Embriaguez
- Orgias e afins
“E o tipo” significa que essa lista não é exaustiva, mas deve nos ajudar a entender a essência. Todas estas são opções ímpias que se opõem à vontade de Deus.
Minha tentação de menina de igreja é olhar para esta lista e ver como eu me adapto. Eu sou bom o suficiente, Deus? (Alguém acertou uma campainha de game-game!) Não o que devo fazer. Esta lista deve servir como um recurso para mim e como um lembrete de que, embora “orgias” e “feitiçaria” possam não ser minhas maiores lutas, “ataques de raiva” e “ambição egoísta” certamente podem se infiltrar em meus momentos.
Eu ando na carne quando eu explodo uma gaxeta com o meu pessoal, no trânsito, nesse e-mail ou no meu trabalho. Eu ando no Espírito quando peço ao Senhor que tire minha raiva e frustrações, ajude-me a peneirar as emoções ímpias, forneça a graça que Ele promete e ajude-me a responder ao meu povo de uma maneira que Lhe traga honra e glória.
Eu ando na carne quando penso mais em mim do que em outros. Quando quero ser o primeiro, ser o melhor, ter o máximo, ser o chefe, dizer a todos como devem se comportar ou exigir uma posição de destaque. Eu ando no Espírito quando me humilho diante de Jesus, quando olho para os interesses dos outros e os considero melhores do que eu ( Fp 2: 3-4 ), e quando sirvo aos outros e dou a minha vida pela vida. amor de Jesus ( Mt 20:26 – 27 ).
Por fim, quando ando no Espírito, minha vida ecoará as características de Jesus. Esse é o eu que quero ser. Eu vou dar o fruto do Seu Espírito e escolher respostas, pensamentos e atitudes que exemplifiquem o poder de Deus em ação em e através de mim.
Pronto para mais uma lista? Aqui está a capa da revista Vogue de verdadeira beleza… Os frutos de andar no Espírito são:
- Amor
- Alegria
- Paz
- Paciência
- Bondade
- Bondade
- Fidelidade
- Gentileza
- Autocontrole
Eu quero que a beleza do Espírito de Deus seja visível em minha vida. Você não?
Paulo continuou a resumir os frutos desta maneira: “Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Visto que nós vivemos pelo Espírito, vamos nos manter em sintonia com o Espírito ”( Gálatas 5:24 –25 ).
Lá está claro como um dia, um dos maiores desafios para a humanidade: o chamado para viver o amor e a liberdade de Cristo, deixando de lado todos os desejos, pensamentos, decisões e respostas que são contra a vontade de Deus e, em vez disso, colocando a humildade de Jesus e entregar nossos corações ao Seu Espírito. ?