Três tipos de prazer – Primeiro Devocional
ORE CONOSCO NESTA TARDE ABENÇOADA
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52
EXPLICAÇÃO DA TARDE
A Bíblia fala de três tipos de prazer. Há prazer concupiscente, a concupiscência da carne, e as Escrituras dizem que é pecaminoso e errado. Há prazer legítimo, que não é errado, mas não devemos nos tornar tão preocupados com suas atividades que ele toma o lugar de Deus. Então há um terceiro tipo de prazer, prazer duradouro. Você tem esse tipo? Não depende de circunstâncias ou sentimentos. É o prazer que corre profundamente e vem do Espírito de Deus.
ORAÇÃO PELO DIA DE HOJE
Deus todo-poderoso, meu prazer sempre vem de ser preenchido com a alegria do seu Espírito Santo.
SEGUNDO DEVOCIONAL E ESTUDO
Abusando da paciência de deus – Romanos 2: 4-5
Você já ignorou uma sensação incômoda de convicção em seu coração? Talvez você tenha racionalizado a transgressão com o pensamento de que, se Deus estivesse realmente chateado, Ele colocaria um fim nas coisas disciplinando você. O Salmo 50:21 nos lembra que o silêncio do céu não significa aprovação. Permanecer no pecado é um abuso da paciência do Senhor.
Quando Deus parece lento para reagir, podemos esperar que Ele esteja negligenciando nossas transgressões e gostaríamos de continuar no pecado porque o prazer momentâneo é mais atraente do que a obediência. Mas, felizmente, o Pai conhece nossas fraquezas, nossa carnalidade inata e o estado de nosso crescimento espiritual, e Ele, portanto, mede Sua resposta. Motivado pelo amor e pelo desejo de restaurar gentilmente os Seus filhos para a justiça, Deus se abstém de imediatamente punir. Em vez disso, Ele espera que os estímulos do Espírito Santo tenham impacto no coração do crente. O peso da condenação é, na verdade, um convite para abandonar o erro e voltar à piedade.
No entanto, somos pessoas teimosas. Há momentos em que persistimos no pecado porque a sentença contra um ato maligno não é executada rapidamente ( Ec 8:11 ). Nesta situação perigosa, é possível mergulhar no pecado e endurecer nosso coração contra o Senhor. Então o chamado do Espírito Santo para o arrependimento cai em ouvidos espirituais rapidamente ficando surdos.
À medida que aprendemos e entendemos mais sobre Deus e Seus caminhos, somos cada vez mais responsáveis por viver em retidão. Nosso Pai celestial não é lento; Ele é paciente. Mas não abuse dessa paciência com o desprezo insensível por seus estatutos. Arrependa-se e seja santo aos olhos do Senhor.