Oração da Tarde Orações Diárias

Mateus 25.14-30 – A parábola das moedas de ouro

Enquanto as pessoas estavam ouvindo isso, Jesus continuou e contou-lhes uma parábola.

Oração da Tarde – Minuto de Estudo da Bíblia

LUCAS 19: 11-27 – Bíblico

Sustentado pela Palavra de Esperança de Deus

INTRODUÇÃO

PUBLICIDADE

Lucas 19: 11-27: Na leitura de hoje, Jesus está se aproximando de Jerusalém (uma jornada que começou em Lucas 9:51) . Em resposta àqueles que estavam se perguntando se a chegada dele sinalizaria a aparição imediata do Reino de Deus, Jesus conta uma parábola sobre moedas de ouro que foram dadas pelo mestre a seus servos.

Nos dias de Jesus, muitos acreditavam que um grande rei terreno como Davi derrotaria os romanos e restauraria a liberdade de Israel. A parábola destina-se a combater.

PUBLICIDADE

ESCRITURA DE HOJE: LUCAS 19:11

Ele estava agora quase em Jerusalém, e eles supunham que o Reino de Deus estava prestes a aparecer.

PUBLICIDADE

A LEITURA DE HOJE: A PARÁBOLA DAS MOEDAS DE OURO (Mateus 25.14-30)

11 Enquanto as pessoas estavam ouvindo isso, Jesus continuou e contou-lhes uma parábola. Ele estava agora quase em Jerusalém, e eles supunham que o Reino de Deus estava prestes a aparecer.

12 Então ele disse: “Era uma vez um homem de alta patente que estava indo para um país distante para ser feito rei, após o qual ele planejava voltar para casa.

PUBLICIDADE

13 Antes de partir, chamou os seus dez servos e deu-lhes uma moeda de ouro e disse-lhes: ‘Vede o que podes ganhar com isto enquanto eu estiver fora’. 14 E o seu povo o odiou, e enviaram mensageiros atrás dele, para dizer: Não queremos que ele seja nosso rei.

15 “O homem foi feito rei e voltou. Imediatamente ele ordenou que seus criados aparecessem diante dele, a fim de descobrir o quanto haviam ganhado. 16 O primeiro veio e disse: ‘Senhor, ganhei dez moedas de ouro com a que me deste.’ 17 ‘Muito bem’, disse ele; ‘você é um bom servo! Já que você era fiel em pequenos assuntos, eu o colocaria no comando de dez cidades.

18 O segundo servo chegou e disse: ‘Senhor, ganhei cinco moedas de ouro com a que você me deu’. 19 E a este disse: ‘Você será responsável por cinco cidades’. 20 Outro servo chegou e disse: ‘Senhor, aqui está sua moeda de ouro; Eu mantive escondido em um lenço.

21Eu estava com medo de você, porque você é um homem duro. Você pega o que não é seu e colhe o que não plantou. 22 Disse-lhe ele: És mau servo! Eu usarei suas próprias palavras para condenar você! Você sabe que sou um homem duro, pegando o que não é meu e colhendo o que não plantei.

23 Bem, então, por que você não colocou meu dinheiro no banco? Então eu teria recebido de volta com juros quando retornasse. 24 Então disse aos que ali estavam: Toma a moeda de ouro dele e entrega-a ao servo que tem dez moedas. 25 Disseram-lhe eles: Senhor, ele já tem dez moedas.

26 ‘Eu lhe digo’, ele respondeu, ‘que para aqueles que têm algo, ainda mais será dado; mas aqueles que não têm nada, até mesmo o pouco que possuem, serão tirados deles. 27 Agora, quanto aos meus inimigos que não quiseram que eu fosse seu rei, traga-os para cá e mate-os na minha presença! ‘”

REFLETIR

O mestre disse a seus servos para ver o que eles poderiam ganhar com as moedas de ouro enquanto ele estivesse fora.

O que cada um dos servos fez? Como o mestre respondeu? Quando o mestre retornou, ele agora era rei, e o verso 14 indica que havia aqueles que não queriam que ele se tornasse rei. Você vê algum paralelismo nessa parábola do que está acontecendo com Jesus?

ORAR

Santo Jesus, eu reconheço você como meu Messias e Rei. Eu coloco minha esperança e confio em você. Guia-me no caminho da tua verdade e ajuda-me a ouvir a tua voz e a seguir os teus ensinamentos.

PREOCUPAÇÃO DE ORAÇÃO

Consultores financeiros. 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO