Oração da Tarde Orações Diárias

Mateus 15: 1-3 – O perigo do legalismo

O legalista afirma amar a Palavra mais do que você. Tipicamente, ele toma um único ditado das Escrituras e constrói todo um sistema em torno dele.

Oração da Tarde – Minuto de Estudo da Bíblia

O perigo do legalismo – Estudo Bíblico

“Então alguns fariseus e escribas vieram a Jerusalém, em Jerusalém, dizendo: ‘Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos?’ … E ele respondeu e disse-lhes: ‘Por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa de sua tradição?’ ” ( Mateus 15: 1-3 ).

Os historiadores nos dizem que os fariseus começaram bem, como avivalistas de certa forma, chamando a nação de volta à fidelidade. Eventualmente, no entanto, sua insistência na justiça se estabeleceu em um código de leis e regras. Eles passaram de incentivadores a assediadores, de amantes de Deus a valentões e legalistas.

PUBLICIDADE

O legalista é alguém que diz: “Eu sei que o Senhor não disse isso, mas Ele teria se Ele tivesse pensado nisso!”

O legalista é mais esperto que Deus. Ele ajuda o Senhor completando Sua Palavra, preenchendo as lacunas onde o Senhor claramente esqueceu de dizer algo, explicar algo ou exigir uma coisa.

PUBLICIDADE

O legalista deixa o resto do povo de Deus louco. Ele está sempre encontrando regras que negligenciamos, exigências que claramente sentimos falta de propósito e leis que o resto de nós deveria estar mantendo. Ele insiste que seu caminho é o único e pode jogar a carta mais justa do que quando não concordarmos com ele.

PUBLICIDADE

O legalista afirma amar a Palavra mais do que você. Tipicamente, ele toma um único ditado das Escrituras e constrói todo um sistema em torno dele, então exige que todos os outros obedeçam. Se você se recusar, não amará o Senhor, estará em rebelião contra Deus e indigno de ser um líder ou professor dessa igreja.

Há algo no legalismo que é atraente para muitas pessoas. Reduz a fé cristã a uma lista de regras. Nada mais disso “procura-me, ó Deus, e conhece meu coração; experimente-me e conheça meus pensamentos ansiosos; e veja se há algum caminho prejudicial em mim ” ( Salmo 139: 23-24 ).

Nada mais disso “Os sacrifícios do Senhor são um espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás ” ( Salmos 51:17 ). São regras. Leis Regulamentos. Requisitos Demandas.

Os fariseus dos dias de Jesus eram o padrão de ouro dos legalistas. Mas seus descendentes são muitos, vocais e sempre presentes.

PUBLICIDADE

Em todas as suas manifestações, o legalismo viola uma dúzia de princípios do discipulado justo: a soberania do Deus Todo-Poderoso, a interpretação correta das Escrituras, a obediência ao Espírito Santo , o amor pelas pessoas, a proeminência da mensagem do evangelho e muitas outras. 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️

Enviar para Alguém Enviar para Grupo