Oração da Tarde Orações Diárias

Juízes 10: 1-28 – Sustentado pela Palavra de Fé de Deus

Jefté tenta negociar com o rei de Amon.

Oração da Tarde – Minuto de Estudo da Bíblia

A leitura de ontem concluiu com os israelitas discutindo quem os lideraria na luta contra seus inimigos, os amonitas ( Juízes 10:18) . Hoje lemos que eles procuram Jefté e pedem que ele os conduza. Jefté tenta negociar com o rei de Amon, mas seus esforços fracassam. 🙏

PUBLICIDADE

A LEITURA DE HOJE – O senhor é o juiz!

1 Jefté, bravo soldado de Gileade, era filho de uma prostituta. Seu pai Gileade 2 teve outros filhos de sua esposa e, quando cresceram, forçaram Jefté a sair de casa. Eles lhe disseram: “Você não herdará nada de nosso pai; tu és filho de outra mulher. ” 3 Jefté fugiu de seus irmãos e viveu na terra de Tob. Lá ele atraiu um grupo de homens sem valor e eles andaram com ele.

PUBLICIDADE

4 Algum tempo depois, os amonitas entraram em guerra contra Israel. 5 Quando isto aconteceu, os líderes de Gileade foram trazer Jefté de volta da terra de Tob. 6 Disseram-lhe: Vem e conduza-nos, para que possamos lutar contra os amonitas.

7 Mas Jefté respondeu: “Você me odiou tanto que me obrigou a deixar a casa de meu pai. Por que vir para mim agora que você está em apuros?

PUBLICIDADE

8 E disseram a Jefté: Agora nos voltamos para ti, porque queremos que vás conosco, e lute contra os amonitas, e comande todo o povo de Gileade.

9 Jefté lhes disse: “Se me levares de volta para casa para lutar contra os amonitas e o Senhor me der a vitória, serei o teu governante”.

10 Eles responderam: “Nós concordamos. O SENHOR é a nossa testemunha. ” 11 Jefté foi com os líderes de Gileade, e o povo fez dele seu governante e líder. Jefté declarou seus termos em Mispá na presença do Senhor .

12 Então Jefté enviou mensageiros ao rei Amom para dizer: “Qual é a tua querela contigo? Por que você invadiu nosso país?

PUBLICIDADE

13 Respondeu o rei de Amom aos mensageiros de Jefté: Quando os filhos de Israel saíram do Egito, tomaram a minha terra do rio Arnom para o rio Jaboque e o rio Jordão. Agora você deve devolver pacificamente.

14 Jefté enviou mensageiros ao rei de Amom 15 com esta resposta: “Não é verdade que Israel tomou a terra de Moabe ou a terra de Amom.

16 Foi o que aconteceu: quando os israelitas saíram do Egito, atravessaram o deserto até o Golfo de Aqaba e chegaram a Cades.

17 Então enviaram mensageiros ao rei de Edom pedindo permissão para passar por sua terra. Mas o rei de Edom não os deixou. Eles também perguntaram ao rei de Moabe, mas nem os deixariam passar por sua terra. Então os israelitas ficaram em Cades.

18 Depois prosseguiram pelo deserto, percorrendo a terra de Edom e a terra de Moabe até chegarem ao lado oriental de Moabe, do outro lado do rio Arnom. Eles acamparam lá, mas eles não cruzaram o Arnon porque era o limite de Moab.

19 Então os israelitas enviaram mensageiros a Siom, o amorreu, rei de Hesbom, e pediram-lhe licença para passar por sua terra para sua terra.

20 Mas Siom não permitiu que Israel o fizesse. Ele reuniu todo o seu exército, acampou em Jaaz e atacou Israel.

21 Mas o Senhor Deus de Israel deu aos israelitas a vitória sobre Siom e seu exército. Então os israelitas tomaram posse de todo o território dos amorreus que viviam naquele país.

22 Eles ocuparam todo o território amorreu desde o Arnom no sul até o Jaboque no norte e do deserto no leste até o Jordão no oeste.

23 Assim foi o Senhor , o Deus de Israel, quem expulsou os amorreus para o seu povo, os israelitas.

24 Você vai tentar recuperá-lo? Você pode manter o que quer que seu deus Camos lhe tenha dado. Mas vamos manter tudo o que o Senhor , nosso Deus, tomou para nós.

25 Achas que és melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe? Ele nunca desafiou Israel, fez ele? Ele já entrou em guerra contra nós?

26Por trezentos anos, Israel ocupou Hesbom e Aroer, e as cidades ao redor deles, e todas as cidades às margens do rio Arnom. Por que você não os levou de volta em todo esse tempo?

27 Não, eu não fiz nenhum mal a você. Você está fazendo errado fazendo guerra comigo. O Senhor é o juiz. Ele decidirá hoje entre os israelitas e os amonitas. ”

28 Mas o rei de Amon não prestou atenção a essa mensagem de Jefté.

REFLETIR

Como Jefté é descrito nos versos iniciais (1-3)? Por que os líderes israelitas querem que Jefté os conduza em sua luta contra os amonitas? Por que Jefté concorda com o pedido deles? Qual foi a mensagem de Jefté ao rei de Amon?

ORAR

Santo Deus, ensina-nos os caminhos da paz e da reconciliação. Não posso falar palavras duras hoje. Guarda meus lábios para que minhas palavras ofereçam encorajamento aos outros e reflitam a bondade de seu amor. 🙏

PREOCUPAÇÃO DE ORAÇÃO

Aqueles que buscam resolver disputas por meio da diplomacia. 🙏

🙏 Envie a palavra de Deus para pessoas queridas ❤️🙏

        Enviar para Alguém ENTRAR NO GRUPO